terça-feira, 25 de janeiro de 2011


PLANEJAMENTO
2º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA


OBJETIVOS GERAIS:


·        ESPERA- SE QUE O ALUNO ADQUIRA A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA, POSSIBILITANDO RESOLVER PROBLEMAS DA VIDA COTIDIANA E SUA PARTICIPAÇÃO PLENA NO MUNDO LETRADO.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·        PROPICIAR MEIOS PARA QUE O ALUNO CONHEÇA O SISTEMA ALFABÉTICO DA ESCRITA.
·        PROPICIAR MEIOS PARA A REFLEXÃO DO SISTEMA DA ESCRITA.
·        DESENVOLVER O HÁBITO DE LER UTILIZANDO ESTRATÉGIAS DE LEITURA, AINDA QUE NÃO CONVENCIONAL.
·        ESTIMULAR O PRAZER PELA LEITURA.
·        COMPREENDER A ESCRITA  COMO FUNÇÃO SOCIAL.
·        ESTIMULAR A LEITURA E A ESCRITA DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS.
·        AMPLIAR E UTILIZAR AS LINGUAGENS NAS DIFERENTES SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO, ENRIQUECENDO A CAPACIDADE DE EXPRESSÃO, ENTENDIMENTO E SIMBOLIZAÇÃO, RESPEITANDO OS DIFERENTES DIALETOS.
·        PRODUZIR TEXTOS INDIVIDUAIS E OU COLETIVOS, ATENDENDO A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA
·        ESTIMULAR A SOCIALIZAÇÃO ATRAVÉS DA INTERAÇÃO COM OUTRAS CRIANÇAS, DA TROCA DE INFORMAÇÕES E AUXÍLIO MÚTUO E SOLIDARIEDADE.
·        PROMOVER O DIÁLOGO COMO FONTE DE COMUNICAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE DIVERSAS OPINIÕES.

1º   BIMESTRE

CONTEÚDOS

·        RECONHECIMENTO DA NECESSIDADE DA LÍNGUA ESCRITA (A PARTIR DE ORGANIZAÇÃO COLETIVA E COM AJUD ) .
·        RECONHECIMENTO DAS LETRAS DO ALFABETO;
·        RECONHECER O NOME PRÓPRIO DENTRO DE UM CONTEXTO;
·        VALORIZAÇÃO DA LEITURA COMO FONTE DE CONHECIMENTO;
·        EXPLORAÇÃO DAS POSSIBILIDADES E RECURSOS DA LINGUAGEM  QUE SE USA PARA ESCREVER A PARTIR DA OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DE TEXTOS IMPRESSOS, UTILIZADOS COMO REFERÊNCIA OU MODELO .(BILHETE-CONVITE)
·        PREOCUPAÇÃO COM A QUALIDADE DAS PRODUÇÕES DE ESCRITA PRÓPRIAS;

 


 

ESTRATÉGIAS


·        RODA DE CONVERSA;
·        CRACHÁ DO NOME;
·        LEITURA DIÁRIA
·        BINGO DO NOME;
·        ALFABETO MÓVEL
·        LEITURA E ESCRITA DE LISTAS
·        CANTIGAS;
·        CARTAZES;
·        TEXTO DE MEMÓRIA;
·        LOCALIZAR PALAVRAS NO TEXTO;
·        CAÇA PALAVRAS;
·        CRUZADINHAS;
·        TEXTO LACUNADO

2º BIMESTRE

CONTEÚDOS

·        RECONHECIMENTO DAS LETRAS DO ALFABETO;

·        COMPARAÇÃO ENTRE DIFERENTES REGISTROS UTILIZADOS EM DIVERSAS SITUAÇÕES COMUNICATIVAS;
·        MANIFESTAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS, SENTIMENTOS, IDÉIAS E OPINIÕES DE FORMA CLARA E ORDENADA;
·        EXPLORAÇÃO DAS POSSIBILIDADES E RECURSOS DA LINGUAGEM  QUE SE USA PARA ESCREVER A PARTIR DA OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DE TEXTOS IMPRESSOS, UTILIZADOS COMO REFERÊNCIA OU MODELO

ESTRATÉGIAS


·        RODA DE CONVERSA;
·        LEITURA DIÁRIA
·        ALFABETO MÓVEL
·        LEITURA E ESCRITA DE LISTAS
·        MÚSICAS;
·        CARTAZES;
·        LOCALIZAR PALAVRAS NO TEXTO;
·        CAÇA PALAVRAS;
·        CRUZADINHAS;
·        ESCRITA ESPONTANEA
·        BILHETE ;
·        CONVITES;
·        TEXTO DE MEMÓRIA;
·        TEXTO FATIADO;
·        CONTOS;   
·        TEXTO INSTRUCIONAL;


3º BIMESTRE

CONTEÚDOS

·        RECONHECIMENTO DAS LETRAS DO ALFABETO;

·        O CONHECIMENTO SOBRE O SISTEMA DE ESCRITA
·        EXPLORAÇÃO DAS POSSIBILIDADES E RECURSOS DA LINGUAGEM  QUE SE USA PARA ESCREVER A PARTIR DA OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DE TEXTOS IMPRESSOS , UTILIZADOS COMO REFERÊNCIA OU MODELO
·        LEITURA E ESCUTA DE  DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS;

ESTRATÉGIAS


·        RODA DE CONVERSA;
·        LEITURA DIÁRIA
·        ALFABETO MÓVEL
·        LEITURA E ESCRITA DE LISTAS
·        MÚSICAS;
·        CARTAZES;
·        LOCALIZAR PALAVRAS NO TEXTO;
·        CAÇA PALAVRAS;
·        CRUZADINHAS;
·        ESCRITA ESPONTANEA
·        TEXTO DE MEMÓRIA;
·        TEXTO FATIADO;
·        REESCRITA COLETIVA DE TEXTO;
·        FABULAS
·        PARLENDAS ;
·        ADIVINHAS;
·        TRAVA-LÍNGUA

4º BIMESTRE

CONTEÚDOS :
·        GENEROS TEXTUAIS;
·        COMPARAÇÃO ENTRE DIFERENTES REGISTROS UTILIZADOS EM DIVERSAS SITUAÇÕES COMUNICATIVAS
·        EXPLORAÇÃO DAS POSSIBILIDADES E RECURSOS DA LINGUAGEM  QUE SE USA PARA ESCREVER A PARTIR DA OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DE TEXTOS IMPRESSOS, UTILIZADOS COMO REFERÊNCIA OU MODELO
·        ANÁLISE  DA QUALIDADE DA PRODUÇÃO ORAL ,ALHEIA E PRÓPRIA  COM AJUDA                                                         

ESTRATÉGIA

·        RODA DE CONVERSA;
·        LEITURA DIÁRIA
·        ALFABETO MÓVEL
·        LEITURA E ESCRITA DE LISTAS
·        MÚSICAS;
·        CARTAZES;
·        LOCALIZAR PALAVRAS NO TEXTO;
·        CAÇA PALAVRAS;
·        CRUZADINHAS;
·        ESCRITA ESPONTANEA
·        TEXTO INFORMATIVO;
·        CARTA;
·        TEXTO DE MEMÓRIA;
·        TEXTO FATIADO;
·        RÓTULOS
·        REESCRITA;

 

AVALIAÇÃO



OBSERVAÇÃO DIÁRIA NAS ATIVIDADES PROPOSTAS E A CRIANÇA DEVE SER CAPAZ DE NARRAR; RELATAR OS ACONTECIMENTOS, MANTENDO  A SEQUÊNCIA DOS FATOS, AINDA QUE COM AJUDA.  ESCREVER UTILIZANDO A ESCRITA ALFABÉTICA. O EDUCANDO TEM AUTONOMIA DE ESCREVER MESMO QUE NÃO SEJA DE FORMA CONVENCIONAL.
ALÉM DAS OBSERVAÇÕES DIÁRIAS FEITA PELO PROFESSOR, AO FINAL DE CADA BIMESTRE SERÁ REALIZADA UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA.  PARA QUE O PROFESSOR  POSSA REFLETIR E RENOVAR SUA ESTRATÉGIAS.

 

MATEMÁTICA


OBJETIVOS GERAIS:

·        UTILIZAR AS DIFERENTES LINGUAGENS COMO MEIO PARA PRODUZIR, EXPRESSAR E COMUNICAR SUAS IDÉIAS ATENDENDO A DIFERENTES INTENÇÕES E SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO;
·        SABER UTILIZAR DIFERENTES FONTES DE INFORMAÇÃO E RECURSOS TECNOLÓGICO PARA ADQUIRIR E CONSTRUIR CONHECIMENTOS;
·        CONSTRUIR O SIGNIFICADO DO NÚMERO NATURAL A PARTIR DE SEUS DIFERENTES USOS NO CONTEXTO SOCIAL, EXPLORANDO SITUAÇÕES QUE ENVOLVAM CONTAGENS, MEDIDAS E CÓDIGOS;
·        DESENVOLVER PROCEDIMENTOS PELA OBSERVAÇÃO DE REGULARIDADES E DE PROPRIEDADES PELA ANTECIPAÇÃO E VERIFICAÇÃO DE RESULTADOS;
·        PERCEBER SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE OBJETOS NO ESPAÇO IDENTIFICANDO SITUAÇÕES QUE ENVOLVAM CONSTRUÇÕES E REPRESENTAÇÕES.










OBJETIVO ESPECÍFICO:

  • CONSTRUIR O SIGNIFICADO DE NÚMERO NATURAL A PARTIR DE CONTAGENS, MEDIDAS, CÓDIGOS ETC, EXPLORADOS EM DIVERSOS CONTEXTOS E SITUAÇÕES PROBLEMA E DELE SE APROPRIAR;
  • INTERPRETAR E PRODUZIR ESCRITAS NUMÉRICAS, LEVANTANDO HIPÓTESES SOBRE ELAS, COM BASE NA OBSERVAÇÃO DE REGULARIDADES, UTILIZANDO-SE DA LINGUAGEM ORAL, DE REGISTROS INFORMAIS E DA LINGUAGEM MATEMÁTICA;
  • RESOLVER E INTERPRETAR SITUAÇÕES PROBLEMAS, ELABORANDO E PLANEJANDO ESTRATÉGIAS PARA A SUA RESOLUÇÃO;
  • PERCEBER SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE OBJETOS NO ESPAÇO, EM SITUAÇÕES QUE ENVOLVAM DESCRIÇÕES ORAIS, CONSTRUÇÕES E REPRESENTAÇÕES;
  • UTILIZAR TABELAS E GRÁFICOS PARA COLETA DE INFORMAÇÕES, ORGANIZÁ-LAS, ANALISÁ-LAS E INTERPRETÁ-LAS.
  • REALIZAR ORGANIZAÇÃO TEMPORAL COM USO DO CALENDÁRIO;
  • UTILIZAR SISTEMAS DE MEDIDAS CONVENCIONAIS;
  • IDENTIFICAR E REPRESENTAR DIFERENTES FORMAS GEOMÉTRICAS;
  • AMPLIAR O USO DE ESTRATÉGIAS PESSOAIS EM PROBLEMAS ENVOLVENDO OPERAÇÕES.

CONTEÚDOS:
1º BIMESTRE
  • CALENDÁRIO;
  • COMPARAÇÕES: MAIOR, MENOR, PERTO, LONGE, GRANDE, PEQUENO;
  • CLASSIFICAÇÃO, RECONHECIMENTO, AGRUPAMENTO (ANIMAIS, OBJETOS);
  • UNIDADE (CONCEITO COM O MATERIAL DOURADO);
  • NÚMEROS NATURAIS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL;
  • SITUAÇÕES-PROBLEMA COM NÚMEROS NATURAIS (ADIÇÃO)
  • IDENTIFICAÇÃO DE SUCESSOR E ANTECESSOR (UNIDADES).

2º BIMESTRE

  • APRESENTAÇÃO DAS DEZENAS;
  • LEITURA, ESCRITA E ORDENAÇÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL;
  • DECOMPOSIÇÃO DAS UNIDADES (NÚMERO E QUANTIDADE);
  • DEZENAS (BASE DE TROCA);
  • SITUAÇÕES-PROBLEMAS (UNIDADES, DEZENAS – ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO);
  • SUCESSOR E ANTECESSOR;
  • FORMAS GEOMÉTRICAS (SOLÍDOS E PLANOS);




3º BIMESTRE

  • LEITURA, ESCRITA E ORDENAÇÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL (0 A 99).
  • SISTEMA MONETÁRIO (EX.: SUPERMERCADO – COMPRA E VENDA);
  • DECOMPOSIÇÃO, AGRUPAMENTO E TROCA (MATERIAL DOURADO);
  • CONCEITO NÚMEROS PARES E ÍMPARES;
  • SITUAÇÕES-PROBLEMAS (ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO);
  • GRÁFICO E TABELAS (COM SITUAÇÕES-PROBLEMA);
  • NOÇÕES DE MULTIPLICAÇÃO, DESENHO E DECOMPOSIÇÃO (1 E 2);

4º BIMESTRE

  • GRANDEZAS E MEDIDAS ( TEMPO, CAPACIDADE E MASSA- COM SITUAÇÕES-PROBLEMA E ATIVIDADES CONCRETAS);
  • MULTIPLICAÇÃO DE FORMA ADITIVA;
  • SITUAÇÕES PROBLEMAS (ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO E MULTIPLICAÇÃO);
  • GRÁFICOS E TABELAS;
  • NOÇÕES DE DIVISÃO;
ESTRATÉGIAS:
  • MATERIAIS CONCRETOS: JOGOS, DOMINÓ, MEMÓRIA...
  • BLOCOS LÓGICOS;
  • MATERIAL DOURADO;
  • RECORTE COLAGEM E PINTURA;
  • LIVRO DIDÁTICO;
  • QUESTIONAMENTO, EXPLORAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DOS DIFERENTES USOS DOS NÚMEROS;
  • BINGO DE NÚMEROS;
  • MÚSICAS;
  • EXPLORAÇÕES DE SITUAÇÕES MATEMÁTICAS;
  • LISTA DE REGISTRO DE NÚMEROS ENCONTRADOS NAS SITUAÇÕES COTIDIANAS;
  • MONTAGEM DE SUPERMERCADO.
  • CONFECÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS, UTILIZANDO EMBALAGENS E OBJETOS DO COTIDIANO;
AVALIAÇÃO:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER UM PROCESSO OBSERVATÓRIO, DIAGNÓSTICO E ANALÍTICO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS JÁ ELABORADOS PELOS ALUNOS, APRESENTANDO-SE DE FORMA CONTÍNUA DURANTE O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.

 

 














EDUCAÇÃO FÍSICA

OBJETIVO ESPECÍFICO:

  • PARTICIPAR DE DIFERENTES ATIVIDADES CORPORAIS, PROCURANDO ADOTAR UMA ATITUDE CORPORATIVA E SOLIDÁRIA SEM DISCRIMINAR OS COLEGAS PELO DESEMPENHO OU POR RAZÕES SOCIAIS FÍSICAS OU CULTURAIS;
  • CONHECER E RECONHECER ALGUMAS DE SUAS POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES CORPORAIS DE FORMA A PODER ESTABELECER ALGUMAS METAS PESSOAIS (QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS);
  • CONHECER, VALORIZAR, APRECIAR E DESFRUTAR DE ALGUMAS DAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES CULTURAIS EXISTENTES NO SEU COTIDIANO;
  • ORGANIZAR AUTONOMAMENTE ALGUNS JOGOS, BRINCADEIRAS OU OUTRAS ATIVIDADES CORPORAIS SIMPLES.

CONTEÚDOS:
  • PARTICIPAÇÃO E CRIAÇÃO DE BRINCADEIRAS CANTADAS;
  • ACOMPANHAMENTO E VALORIZAÇÃO DE DANÇAS SIMPLES OU ADAPTADAS PERTENCENTES AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS OU QUE ESTEJAM PRESENTES NO COTIDIANO;
  • PATICIPAÇÃO EM DIVERSOS JOGOS RESPEITANDO AS REGRAS E NÃO DISCRIMINANDO OS COLEGAS;
  • RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS CORPORAIS INDIVIDUALMENTE;
  • UTILIZAÇÃO DE HABILIDADES DURANTE JOGOS, CIRCUITOS, BRINCADEIRAS E DANÇAS;
  • DESENVOLVIMENTO E DIFERENCIAÇÃO DAS CAPACIDADES FÍSICAS.

      ESTRATÉGIAS

  • BRINCADEIRAS DE RODA, CIRANDAS, DANÇAS E COREOGRAFIAS;
  • QUEIMADA,
  • BOLICHE, TACO;
  • AMARELINHA, PULAR CORDA;
  • CORRIDA, SALTO A DISTÂNCIA;
  • MATERIAIS: BOLA, CORDA, SUCATA, JOGOS, ETC;
  • MOVIMENTOS CORPORAIS;
  • ESPAÇO FÍSICO: QUADRA, PÁTIO, PALCO, SALA, ETC;


    AVALIAÇÃO:
            A AVALIAÇÃO DEVE SER ABRANGENTE E ÚTIL PARA O PROFESSOR/ALUNO, ONDE PODE SER OBSERVADO SEU DESEMPENHO E AVANÇOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA TORNÁ-LO CADA VEZ MAIS PRODUTIVO

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

OBJETIVOS


  • COMPREENDER E SABER IDENTIFICAR A ARTE COMO FATO HISTÓRICO CONTEXTUALIZADO NAS DIVERSAS CULTURAS, CONHECENDO, RESPEITANDO E PODENDO OBSERVAR AS PRODUÇÕES PRESENTES NO CONTORNO, ASSIM COMO AS DEMAIS DO PATRIMÔNIO CULTURAL E DO UNIVERSO NATURAL, IDENTIFICANDO A EXISTÊNCIA DE DIFERENÇAS NOS PADRÔES ARTÍSTICOS E ESTÉTICOS;
  • EXPRESSAR SUAS EMOÇÕES, SENTIMENTOS, IDÉIAS PESSOAIS POR MEIO DE DIFERENTES LINGUAGENS OFERECIDAS PELA ARTE.

CONTEÚDO


  • A ARTE COMO EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO DOS INDIVÍDUOS;
  • DIVERSIDADE DAS FORMAS DE ARTE E CONCEPÇÕES ESTÉTICAS DA CULTURA POPULAR;
  • A ARTE NA SOCIEDADE, CONSIDERANDO OS PRODUTORES EM ARTE, AS PRODUÇÕES E SUAS FORMAS DE DOCUMENTAÇÃO, PRESENVAÇÃO E DIVULGAÇÃO EM DIFERENTES CULTURAS E MOMENTOS HISTÓRICOS.

ESTRATÉGIAS


  • TÉCNICAS DE PINTURAS;
  • RECORTE, COLAGEM E DORADURAS;
  • MODELAGEM;
  • TANGRAM;
  • DANÇAS, COREOGRAFIAS E DRAMATIZAÇÕES;
  • VIDA E OBRA DE ARTISTAS;
  • ELEMENTOS DA NATUREZA: FOLHAS, SONS, AREIA, ETC; PRODUÇÃO ARTÍSTICAS, COMO: DESENHOS, PINTURAS, ESCULTURAS, CONSTRUÇÕES, FOTOGRAFIAS, COLAGENS, ILUSTRAÇÕES, CINEMA ETC.
  • OBSERVAÇÃO DOS ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL: PONTO, LINHA, FORMA, COR, VOLUME, CONTRASTE, LUZ, TEXTURAS;
  • LEITURA DE OBRAS DE ARTE;
  • JOGOS DE PERCEPÇÃO;
  • BRINCADEIRAS QUE ENVOLVAM MÚSICAS, CANÇÕES E MOVIMENTOS CORPORAIS;
  • MAQUETES;
  • UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS ARTÍSTICAS;
  • DANÇAS (SOZINHO, EM DUPLA, EM TRIO, EM GRUPO, ETC).


AVALIAÇÃO

            A AVALIAÇÃO PODE SER FEITA POR MEIO DE IMAGENS, DRAMATIZAÇÕES OU COMPOSIÇÕES MUSICAIS ARTICULADAS PELOS ALUNOS, ASSIM COMO OUTRAS ATIVIDADES ESCRITAS OU FALADAS SOBRE OS CONTEÚDOS ESTUDADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário